Sou colaborador

Área restrita aos colaboradores Cummins.

Ops!

Ocorreu um erro ao enviar a senha para o e-mail:

Senha enviada!

A sua senha foi enviada para o e-mail:

Ops!

A senha não confere.

Ops!

WWID não encontrada.

Login realizado!

Aguarde, iremos te redirecionar
para a página inicial.

15/03/2022

Cummins Brasil anuncia nova família de grupos geradores com motor eletrônico QSB7

  • Mais leves, compactos e eficientes, os três modelos nacionais emissionados, de 60Hz, chegam ao mercado com índice de nacionalização e incentivos de vendas via Finame
  • Grupos geradores com motor QSB7 trazem a melhor densidade de potência da categoria
  • Outros três novos modelos, de 50Hz, são dedicados para exportação 

A Cummins acaba de lançar a nova família de grupos geradores fabricada em Guarulhos (SP), com motor eletrônico QSB7. Os três modelos C170D6E, C185D6E e C200D6E, de 60Hz, e potências de 170 kW, 185 kW e 208 kW, respectivamente, integram a estratégia da líder em tecnologia de renovação do portfolio, cada vez mais moderno, versátil e eficiente e a tendência downsizing dos motores Cummins com alta densidade de potência.

“Trata-se de um marco para os negócios de geração de energia no País e para a Cummins, com o propósito de trazer mais tecnologia para os clientes brasileiros, além da contribuições ao meio ambiente”, diz Paulo Nielsen, líder da Cummins Power Generation, unidade de geração de energia da Cummins para a América Latina.

A nova família

A nova família de grupos geradores conta com índice de nacionalização e incentivos de vendas via Finame e traz a melhor densidade de potência da categoria de 200 kW, graças à adesão do motor QSB7. Turboalimentado, a motorização eletrônica da Cummins, de 6.7 litros de cilindrada, possui sistema de injeção de combustível Common Rail que fornece maior pressão de injeção, resultando em uma queima eficiente para emissões limpas e economia de combustível otimizada.

O novo motor é uma evolução do antecessor Cummins 6C, mecânico de 8.3 litros. De acordo com Daiane Suzuki, gerente de projetos da empresa, “a a substituição para o QSB7 permitiu entregar a mesma potência, com a vantagem de oferecer novos grupos geradores mais compactos, menores, mais eficientes e, consequentemente mais econômicos e com redução de emissões, ou seja, mais energia por menos espaço, uma vez que a redução de peso foi de 11% e a dimensão dos novos modelos também diminuiu 14%”.

O desenvolvimento do projeto, que teve inicio em fevereiro de 2020, demandou poucas alterações na linha de produção da Cummins, localizada em Guarulhos (SP), e suporte do time de engenharia de motores para mudanças no design do motor QSB7, como um novo posicionamento de filtros  para a montagem dos novos modelos C170D6E, C185D6E e C200D6E. 

A adoção do motor eletrônico QSB7 ainda trouxe benefícios para os novos modelos de grupos geradores como níveis de ruídos mais baixos. “Isso possibilita oferecer melhores carenagens para atender com excelência os segmentos de mercado denominados críticos, a exemplo de hospitais e indústrias”, explica Ricardo Graciolli, supervisor de engenharia de aplicações da Cummins Power Generation.

Outra grande inovação alinhada à visão de sustentabilidade da Cummins foi disponibilidade de uma nova gama de grupos geradores emissionada. Mesmo sem legislações de emissões de poluentes vigentes no País para esta indústria, a fabricante entrega os novos modelos que se enquadram na norma americana EPA Tier 3. 

“Reduzimos aproximadamente 56% as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC), 69% do monóxido de carbono (CO) e 62,5% dos materiais particulados (MP) em comparação com a versão anterior; avanços significativos que posicionam os nossos produtos num patamar elevado em termos do potencial de contribuição para a mitigação dos gases causadores”, diz Cora Reis, gerente executiva de vendas da Cummins Power Generation.

Mais tecnologia e menos manutenção

Os novos modelos de grupos geradores Cummins C170D6E, C185D6E e C200D6E atendem aos requisitos de diferentes aplicações, como comerciais, indústrias, manufaturas, hospitais, datacenter, entre outras, em regimes de Emergência (Standby) e Prime (horários de ponta). O intervalo de manutenção desta nova família também foi ampliado em comparação com o modelo anterior, passando de 125 horas para 250 horas ou seis meses em regime de trabalho Standby.

Projetados dentro dos elevados padrões globais de qualidade e engenharia da Cummins, os novos grupos geradores receberam um novo radiador, inovação que trouxe avanços na capacidade de refrigeração, com limite de temperatura ambiente ou LAT, na sigla em inglês, de até 50º C.

Entre as novidades da linha Cummins com motor QSB7, está o novo alternador UC274H, desenvolvido para atender as principais faixas de potência do mercado. Os novos geradores têm garantia padrão de 2 anos para aplicações Standby (1.000 horas) ou de 1 ano em Prime, contando com o suporte dos distribuidores autorizados Cummins, presentes em todo território nacional. A Cummins ainda oferece para esta nova linha o controle Power Command ® 1.1, de paralelismo opcional, incluindo desligamento remoto, alarme e status de operação.

Exportação

Além dos três modelos de potências de 60Hz, a Cummins também inicia a produção das versões C200D5E (160 kW) , C220D5E (176 kW) e C180D5E (144 kW), todas de 50 Hz, visando a exportação aos países que operam com esta unidade de medida de frequência, tais como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *