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10/03/2022

Cummins Brasil está preparada para o Euro VI

Desde 2014 a Cummins Brasil trabalha para desenvolver uma nova geração de motores e sistemas de pós tratamentos para atender as normas de emissões equivalentes à regulamentação europeia Euro VI em países emergentes. E hoje estamos na reta final para implementar esta nova tecnologia no mercado nacional.

O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) exige que a partir do começo desse ano de 2022, os lançamentos de veículos comerciais vendidos no país deverão atender aos limites de emissões definidos pelo Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) P8, equivalente à norma europeia Euro VI. A partir de janeiro de 2023, todos os veículos comerciais zero km devem atender a este novo limite.

Além da redução drástica dos limites de emissões de poluentes, uma das novidades do P8 é que, para serem homologados, os veículos precisarão passar por testes de emissões do veículo em rotas reais de uso em adição aos testes tradicionais em banco de provas (dinamômetro). Além disto, os sistemas deverão continuar a apresentar níveis similares de emissões até o final de vida do produto, podendo variar de 3 anos ou 350 mil km, até 7 anos ou 700 mil km (dependendo da aplicação).

Para o projeto, 2022 está sendo o ano chave. Algumas aplicações iniciarão a produção, em baixa escala, ainda este ano. Para atender os prazos agressivos dos clientes, o desenvolvimento está na reta final. Das 5 plataformas de motor que serão lançadas, 3 já foram homologadas junto à CETESB – Todos os novos componentes do motor e pós tratamento estão com seus desenvolvimentos de engenharia e fornecedores em fase final ou concluídos; as modificações necessárias na manufatura em EBU estão concluídas e a preparação da rede de pós vendas em fase bem encaminhadas.

Linha CES

No que diz respeito à CES – a primeira linha de produção dos sistemas de pós tratamento Euro VI, já foi instalada e lançada. Com estrutura moderna e integrada à planta de motores da Cummins Brasil, a nova linha das plataformas U Module e Single Module, de baixo volume, tem capacidade de produção de 9 mil peças por ano. “A estratégia da Cummins Brasil contempla o lançamento da segunda linha, de alto volume, prevista para outubro de 2022, com capacidade de 22 mil unidades/ano considerando 2 turnos”, comenta Elba Morais, gerente de Operações da CES.

Com isto, a Cummins Brasil estará preparada para integrar e entregar a solução completa para os clientes na região, incluindo motores, filtros, turbos compressores e sistemas de pós-tratamento.

Status

A previsão é que a partir de maio seja iniciada a produção de baixo volume do motor e pós tratamento da família F3.8 Dual Stage e a partir de outubro acelerar para alta produção, atendendo todas as montadoras até o final deste ano. Iniciando 2023 totalmente apto para seguir todo novo conjunto de emissão referente à norma europeia Euro 6/Proconve P8 para veículos a diesel.

“O Programa Euro VI é um marco para nossa região. Além do salto de tecnologia e redução de emissões que daremos, está trazendo avanços significativos para nossa companhia e reforçando nossa posição no mercado. Estamos trazendo melhorias não só nas nossas linhas de produção de EBU e CES, mas também na forma como estamos desenvolvendo e testando os produtos, além de trabalhar de forma antecipada com a cadeia de suprimentos e rede de pós-venda. Isto está resultando em uma antecipação do projeto que nunca tivemos em desenvolvimentos anteriores, bem como assegurando que vamos entregar o projeto em um patamar superior de qualidade, segurança e eficiência operacional. Isto traz muito orgulho para toda equipe que está participando do projeto.” acrescenta Andre Garcia – Líder do Programa  Euro VI.

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