Sou colaborador

Área restrita aos colaboradores Cummins.

Ops!

Ocorreu um erro ao enviar a senha para o e-mail:

Senha enviada!

A sua senha foi enviada para o e-mail:

Ops!

A senha não confere.

Ops!

WWID não encontrada.

Login realizado!

Aguarde, iremos te redirecionar
para a página inicial.

08/11/2021

Cummins impulsiona educação em todo o País com o programa “Caminho da Escola”

Empresa celebra apoio ao programa governamental que reduz a evasão escolar e comemora aumento de participação no mercado de ônibus em 2021.

O “Caminho da Escola” é um programa governamental que surgiu em 2007 com o objetivo de garantir a alunos de zonas rurais o acesso e a permanência na escola. Uma das principais características deste projeto é a aquisição de ônibus escolares pensados especialmente para suportar as condições climáticas extremas de zonas rurais e ribeirinhas. Os veículos destinam-se a estudantes da rede pública de educação básica e são peça-chave no combate à evasão escolar.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Goiás em conjunto com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar) mostrou que, no período de 2007 a 2014, houve uma redução de 0,49% na taxa de evasão de estudantes. Isso significa que, no Brasil, a cada 1 mil alunos, aproximadamente 5 permaneceram nas escolas entre outros fatores graças à disponibilidade de veículos escolares, com destaque para os ônibus do “Caminho da Escola”.

Após licitação de 7 mil ônibus destinados ao programa, lançada pelo governo federal em julho de 2021, a Cummins Brasil comemora participação de 27,1%, ou seja, 1,9 mil unidades deste montante, em parceria com os clientes Agrale e Marcopolo. O início da entrega destes motores está previsto para outubro deste ano.

O volume impulsiona ainda mais a participação de mercado da Cummins neste segmento. A empresa líder em tecnologia anotou crescimento de 14,5% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Hoje a Cummins tem 32,4% de participação de mercado de ônibus, contra 17,9% entre janeiro e junho do ano passado.

Vale destacar que, desde 2019, a Cummins apoia o programa “Caminho da Escola”, tendo equipado com seus motores, turbos, filtros e outras soluções mais de 3.400 ônibus dos clientes Agrale, Marcopolo e Volskwagen.

A Cummins também celebra o aumento da participação dos seus parceiros dentro deste importante programa que impulsiona a educação no País: as encomendas para a Agrale subiram para 500 unidades, contra 200 em 2019. Já a Marcopolo vai entregar nesta edição do “Caminho na Escola” 1,4 mil veículos contra 1,2 mil há dois anos.

Considerando o ciclo de operação destes veículos, a Cummins Turbo Technologies desenvolveu, na versão ISF 3.8, uma arquitetura de turbo dois estágios, ou Holset Dual Stage. “Neste caso, a resposta do motor precisa ser mais rápida na saída, oferecendo melhor dirigibilidade para o motorista e, consequentemente, mais conforto aos passageiros, isentando ainda o equipamento com aquela sensação de trepidação”, diz Fernando Santos, supervisor de Engenharia de Aplicações da Cummins Brasil.

Além disso, as aplicações com tração nas quatro rodas vêm conquistando cada vez mais espaço no programa. O sistema 4×4 garante mais segurança, pois aumenta de a aderência do veículo em situações como curvas e pista molhada, além de facilitar o transporte em ruas e estradas não pavimentadas do Brasil, contribuindo com o acesso à educação.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *