Sou colaborador

Área restrita aos colaboradores Cummins.

Ops!

Ocorreu um erro ao enviar a senha para o e-mail:

Senha enviada!

A sua senha foi enviada para o e-mail:

Ops!

A senha não confere.

Ops!

WWID não encontrada.

Login realizado!

Aguarde, iremos te redirecionar
para a página inicial.

22/02/2024

Lançamento do Motor Cummins QSF 4.5, o mais potente para operações fora-de-estrada

A Cummins Brasil lança o motor QSF 4.5 de 210 hp a 2300 rpm para o segmento Off-Highway, com 4 cilindros e a maior densidade de potência do mercado brasileiro. A novidade projetada para atender às demandas mais exigentes do mercado industrial, incluindo o agronegócio, o setor de construção e de geração de energia, estreou em nova aplicação da fabricante de máquinas agrícolas Stara, na 36ª edição do Show Rural Coopavel, evento que aconteceu em Cascavel (PR) no dia 09 de fevereiro.

O QSF 4.5, resultado do esforço do nosso time de engenharia nacional, começará a ser produzido na planta de Guarulhos (SP) em abril deste ano. De acordo com Mariana Pivetta, Diretora Executiva de Vendas para o Segmento EBU Off-Highway da Cummins, “a linha F redefiniu um novo marco de potência compacta no mundo. E desde o lançamento do primeiro motor desta série no Brasil, em 2009, seguimos inovando, oferecendo diversas soluções para atender nossos clientes, com tecnologias sob medida e dedicadas às aplicações. O lançamento deste motor já equipado em novo pulverizador da Stara é termômetro mais legítimo de que estamos no caminho certo”. 

O novo motor QSF de 4 cilindros, derivado do F4.5 do setor automotivo, é leve, compacto e moderno, projetado para alta performance em rotações elevadas com baixo consumo de combustível, garantindo alta disponibilidade do equipamento em operação. Destaca-se também pelo intervalo de troca de manutenção de 500 horas.

Segundo Cristiano Zia, Gerente de Engenharia da Cummins para as Américas, o motor com design modular simplifica a manutenção ao facilitar o acesso às peças. Por ser compacto, contribui com o projeto do cliente, flexibilizando soluções de engenharia, como por exemplo, oferecer um tanque de combustível maior, elevando a autonomia ou ainda aumentar a capacidade de carga.  Certificado MAR-1 e compatível com Biodiesel (até B20), o motor QSF 4.5 apresenta um novo sistema de bomba de combustível, desenvolvido exclusivamente para o uso industrial. “Foi utilizado componentes e materiais que propiciam maior robustez contra os efeitos deste combustível de origem vegetal, além de um filtro separador de água de alta performance”, reforça o Gerente. Vale reforçar que a novidade traz alta flexibilidade para atender as próximas normas de emissões no País, sem grandes impactos para esta adequação.  

Nossa equipe de engenharia implementou estratégias de combustão, incluindo ajustes de torque por software e a integração do turbo wastegate HE 250 da Cummins Turbo Technologies, resultando em melhor desempenho com redução do consumo de combustível. O motor QSF de 4 cilindros também possui um design de cabeçote com uma galeria de refrigeração eficiente, sistemas de admissão e escape com dutos otimizados para melhorar a aerodinâmica e eficiência térmica, capacidade para operar em altitudes elevadas e baixo nível de ruído, garantindo maior conforto nas operações.

Tempo recorde: Em apenas seis meses, nossa equipe multifuncional se dedicou com excelência para desenvolver um motor sob medida para o novo pulverizador Stara Imperador 2500, para seu lançamento na 36ª edição do Show Rural Coopavel. O esforço conjunto resultou na redução do tempo de desenvolvimento, garantindo desempenho, comportamento e temperatura adequados, confirmados em testes. “Ter respaldo de uma empresa parceira que representa robustez, segurança e confiabilidade e segue alinhada aos nossos valores é um pacote completo de soluções”, finaliza Cintia Del Vesco, gerente de Marketing da Stara. 

Parabéns a todos(as) do time pela dedicação e excelência. Essa é mais uma potência da Cummins para um mundo que não para!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *