Sou colaborador

Área restrita aos colaboradores Cummins.

Ops!

Ocorreu um erro ao enviar a senha para o e-mail:

Senha enviada!

A sua senha foi enviada para o e-mail:

Ops!

A senha não confere.

Ops!

WWID não encontrada.

Login realizado!

Aguarde, iremos te redirecionar
para a página inicial.

15/08/2018

Cummins Brasil é protagonista na formação profissional de jovens para o futuro através do Programa Formare

O Formare, programa social de educação profissional, desenvolvido pela Fundação Iochpe, oferece cursos de capacitação para jovens em vulnerabilidade sócio econômica, regularmente matriculados no Ensino Médio de escolas públicas. Reconhecido pelo MEC, com duração de aproximadamente um ano, o programa acontece dentro da Cummins na CBL. Os educadores voluntários são os próprios colaboradores, preparando os jovens para o mercado de trabalho.

Os conhecimentos fornecidos para os jovens são diversos e abrangem todas as áreas da empresa, administrativas e técnicas, além do desenvolvimento de habilidades comportamentais que os ajudam na preparação para o mercado de trabalho.

O programa oferece para os jovens outra perspectiva de vida, futuro e carreira profissional. Através desse primeiro passo, os estudantes podem ampliar suas possibilidades, como em cursos técnicos, Ex: SENAI, cursos de graduação e outros cursos. Desde 2013 foram formados mais de 170 jovens no total de 8 turmas e, atualmente, nossos dados apontam que, dos jovens atendidos 85% estão empregados e 70% continuam os estudos.

Além disso, em média 350 colaboradores participam, desde a seleção dos jovens até a aplicação das aulas, de forma voluntária.

Os jovens do Formare Cummins mostram todo esse aprendizado nos desafios que encaram depois. Hoje, vários deles já participaram ou ainda participam do SENAI da Cummins, e trazem  melhorias para os nossos processos. Conheçam a trajetória de alguns desses jovens.

Lucas Nascimento Rodrigues – Ex aluno do Formare

Se destacou em sua turma do SENAI Cummins em 2021 ao desenvolver o Protótipo Funcional Conexão de Água em polímero 3D, usando o novo conceito da indústria 4.0. “Desde o início no Formare Cummins, me identifiquei muito com as matérias e com os projetos, um dos que mais gostei de participar foi o projeto da Semana da Qualidade, nós tivemos que, no decorrer do estágio na fábrica, encontrar oportunidades de melhoria usando a metodologia Kaizen, desenvolvemos estratégias no Cab. 2 Válvulas e no Bloco C”. Lucas diz que foi uma experiência única, ainda mais pelo reconhecimento do melhor projeto, que inclusive ajudou a Cummins a entregar e produzir os motores. “Todo empenho que tínhamos colocado foi reconhecido e por profissionais que trabalham com isso diariamente, e isso foi muito gratificante.”

Lucas, comenta que desde pequeno percebe a influência que a Cummins tem na vida das pessoas, pois ele estudou na Creche Bezerra de Menezes, e graças ao Formare Cummins, participou do processo seletivo do SENAI e agora tem todo o direcionamento para seu crescimento profissional.

Lucas Cavalcante de Castro – Também ex aluno do Formare

Entrou no projeto em 2018, estava com 17 anos quando decidiu iniciar sua carreira profissional. Participou de aulas e palestras com os colaboradores voluntários e se destacou ao desenvolver um projeto de melhoria com sua equipe na linha de produção “Avaliamos que havia o descarte incorreto de materiais não conformes, o que poderia ocasionar uma falha na auditoria. Então fizemos os ajustes corretos, apresentamos para toda liderança da fábrica e fomos reconhecidos com certificado e brindes.” Atualmente, aos 21 anos, Lucas trabalha na área que mais ama – Analista de Designer Gráfico, em uma ótima empresa. “Tudo isso não seria possível se não fosse a porta que o Formare Cummins abre para nós” comentou.

Newhayne Alencar Victorino – Atual Assistente de Qualidade na Cummins

Ao fazer o Formare teve a oportunidade de entrar no SENAI e atualmente trabalha na fábrica. “Estava em busca de uma oportunidade que me fizesse ingressar no mercado de trabalho, havia concluído o ensino médio recentemente e não tinha renda para investir nos estudos. O Formare da Cummins me ajudou a ter visibilidade de um leque de carreiras que existem no mercado. Ao concluir o curso, a Cummins me deu a oportunidade de ser funcionária efetiva. Foi a grande realização de um sonho para mim, por isso afirmo que o projeto é muito importante na vida dos jovens.” Comentou a Assistente.

Beatriz Almeida Pardim – Ncomo Inspetora de Qualidade

Também atuando dentro da Cummins, Beatriz conta que o Formare Cummns contribuiu com seu crescimento profissional “O projeto agregou valores de inclusão e diversidade, me ofereceu conhecimento técnico em diversas áreas empresariais, proporcionou oportunidade de trabalho e deu base para a escolha do curso de graduação.”

“É magnífico ver o impacto positivo que o Formare Cummins tem na vida de nossos alunos, familiares e colaboradores. Identificamos que tínhamos uma lacuna no processo educacional de nossos jovens e a extensão deste processo através do SENAI foi e tem sido fundamental.“ Comentou Celso Ricardo de Oliveira – Diretor Executivo de Operações.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Liliane Campos Mota disse:

Gostaria de saber maiores informações sobre como inserir meu filho no programa.
Obrigada.

Rosangela Damaceno disse:

Gostaria de saber como fazer para inscrever minha neta de 16 anos para fazer o curso?

Paula Fernandes de Amorim disse:

Boa noite, como inserir meu filho de 14 anos no programa.
Muito obrigado.