Sou colaborador

Área restrita aos colaboradores Cummins.

Ops!

Ocorreu um erro ao enviar a senha para o e-mail:

Senha enviada!

A sua senha foi enviada para o e-mail:

Ops!

A senha não confere.

Ops!

WWID não encontrada.

Login realizado!

Aguarde, iremos te redirecionar
para a página inicial.

03/05/2022

Produção do cabeçote ISF3.8 agora é brasileira

A produção do Cabeçote ISF3.8 era realizada apenas na China, o projeto de nacionalização do cabeçote iniciou em 2015, com foco em redução de custos, na qual nosso time de engenharia percebeu a semelhança com o produto B4V atual da linha. Ao todo foram investidos US$ 2,4 milhões com apoio de alguns fornecedores, entre eles: GROB, SANDVIK, COLLETTI, MAMUTH, HANNA Tools, EMUGE FRANKEN, entre outros.

Iniciamos os estudos analisando os desenhos mecânicos do modelo ISF3.8 x B4V, com o objetivo de entender e dimensionar quais modificações seriam necessárias para produzir o cabeçotes na linha de usinagem no Brasil. Por meio da utilização de um cabeçote modelo ISF, foi possível realizar todos os testes práticos e capturar as modificações dentro da linha. Todo o time operacional envolvido foi fundamental no processo dessa análise, contribuindo com experiência nas máquinas de usinagem.

Imagem do time com o 1° Cabeçote produzido na linha.

Fase 1

Fase 2

Iniciada em setembro de 2021, foram modificações sem grandes impactos, comprometendo 20% do processo de produção e com duração de 35 dias.

O maior desafio do projeto aconteceu nesta fase, foi necessário 100% de parada de produção. Os trabalhos tiveram início em novembro de 2021 com retorno no final de janeiro de 2022. As principais modificações foram realizadas nos dispositivos de fixação, esteiras, sistemas de carga/descarga, programas de usinagem, Centros de usinagem CNC, novas ferramentas e lógicas de programação PLC.

“Considero que a produção de cabeçotes ISF3.8 no Brasil veio como um excelente negócio para Cummins, eliminando o processo de importação deste produto e abrindo grandes oportunidades no mercado nacional e exportação.” Comenta Cledson Lanzilotti, Engenheiro de Manufatura – Usinagem.

Parabéns time por todo empenho e dedicação durante esse projeto, essa é mais uma conquista de sucesso para a Cummins Brasil!

Compartilhe mais essa conquista em suas redes sociais e aproveite para deixar um comentário abaixo para nossa equipe de engenharia. 😉

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anônimo disse:

Que demais!! Parabéns a todos do time! 🙂